“Malhar tomando “choque”? Conheça a Tecfit! Estabelecimento #AmigoPuppyfi que dá 10% de desconto aos assinantes do clube, em todos os planos.
A Tecfit tem tecnologia que estimula 350 músculos durante 20 minutos, o que equivale a três horas de musculação

(Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo)
Ao estimular 350 músculos ao mesmo tempo, durante 20 minutos, a eletroestimulação muscular traz resultados de tonificação, fortalecimento e emagrecimento em até um mês, ou oito encontros – bem menos que os três meses preconizados por qualquer exercício físico.

Ela também é vista como uma opção para quem não gosta da academia tradicional, visto que os 20 minutos de exercício, de duas a três vezes na semana, equiparam-se a três horas de musculação. Celulites, dores nas costas e até a postura prometem ser corrigidas também pela tecnologia, indicada tanto para jovens ativos quanto para idosos, adultos sedentários e obesos.

Com tantas promessas, o Viver Bem acompanhou uma aula da academia TecFit Batel, para verificar a novidade e destacar os pontos positivos e negativos da tecnologia que conquistou atletas, como Usain Bolt, e famosos como as atrizes Deborah Secco e Claudia Raia.

Como funciona?

A ideia é que a eletroestimulação atinja todos os músculos, inclusive aqueles cuja contração é involuntária. Para tanto, o praticante coloca uma camiseta e calça feitas a partir de algodão e elastano e, por cima, é presa uma veste com eletrodos molhados em água, que vão fazer a distribuição correta da corrente elétrica. Sem molhar, a roupa com os eletrodos não funciona e a pessoa não sente o formigamento que a máquina proporciona. Todas as peças são disponibilizadas pela academia.

Vestido, o professor conecta, a partir de um cabo, a veste do praticante a um totem – que é o aparelho de eletroestimulação. Disposto em frente ao espelho, a pessoa se vê durante todo o exercício e consegue imitar os movimentos do professor, que acompanha até dois alunos por vez.

São indicados um a dois treinos por semana, pensando em indivíduos sedentários ou que praticam exercícios sem muita regularidade, e três práticas semanais apenas para quem for  mais ativo, como atletas. Não são indicadas mais práticas por semana para evitar desgaste muscular. Quando for fazer uma aula de eletroestimulação, não vá a academia no mesmo dia.

Vou sentir dor?
A primeira sensação, ao ligar a máquina, é que o corpo todo passa a formigar, e a intensidade muda conforme o desejo do professor. O formigamento se assemelha, primeiro, a cócegas e, depois, a um descontrole sobre os músculos. Com isso, os movimentos propostos são cada vez mais difíceis de realizar, mas em nenhum momento você sente dor. Ela vem nos dias seguintes, visto que muitos músculos são trabalhados de uma vez.

“Depois da prática é importante que a pessoa tome muito líquido, água principalmente, e se alimente de proteínas para reforçar a massa magra. É indicado evitar bebidas alcoólicas e, se não puder, que intercale com água para hidratar bem o corpo. Caso contrário, a recuperação demora mais a chegar”, explica Keko Rodrigues, diretor técnico da tecnologia XBody, e professor na aula do Viver Bem.

É uma aula de academia tradicional?

Os movimentos que o professor propõe ao aluno são bem semelhantes àqueles feitos em aparelhos de academia, como agachamentos, movimento de braço junto ao peito e pernas jogadas para trás. Mas o estímulo muscular torna mais difícil de realizá-los, exigindo um esforço extra do praticante.

Novamente, não se trata de sentir mais dor, mas de dificuldade – pois parece que algo está segurando o braço ou a perna, fazendo uma força contrária.

Os 20 minutos de prática são divididos em dois momentos, especialmente se for a primeira vez. No início, o professor testa a capacidade muscular e a coordenação motora do aluno. Pode não parecer, mas é preciso ter muita coordenação, porque a veste com os eletros faz com que o movimento não pareça tão natural.

No segundo momento, os mesmos movimentos são intensificados e é possível que, de formigamento, a pessoa sinta – em alguns momentos – como se pequenas agulhas agarrassem a musculatura. A sensação, porém, é temporária e suportável.

Para alívio, há uma posição que ajuda a relaxar entre as práticas, que é de leve agachamento com os braços cruzados em frente ao peito. De fato, a posição permite ao praticante respirar e se preparar para as etapas seguintes.

Sem impacto, sem lesão

Por não fazer uso de pesos, a tecnologia de eletroestimulação muscular não gera impacto, reduzindo o risco de lesões especialmente entre o grupo de pessoas sedentárias, acima do peso. A indicação de uso do aparelho, de acordo com Felipe Castro, CEO da tecnologia no Brasil, é para qualquer pessoa que vá em uma academia tradicional, exceto gestantes, pessoas que fazem uso de marcapasso, quem tiver hérnia na região abdominal, com problemas neurológicos ou crises de labirintite.”

Participantes do Clube Puppyfi, tem 10% de desconto em todos os planos!

*Fonte Gazeta do Povo

“Por
AMANDA MILLÉO”
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/tecnologia-xbody-eletroestimulacao-muscular-ajuda-a-emagrecer/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.